Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo lança plano de atenção à saúde do homem

    há 16 anos

    Em solenidade marcada para as 19h30 desta quinta-feira (23), no hotel Praia Mar, o Governo do Estado lança o Plano Estadual de Atenção e Promoção à Saúde do Homem, cujo objetivo é elaborar e implementar uma política voltada para as especificidades do gênero. O anúncio acontecerá durante a abertura do I Seminário Estadual de Saúde do Homem, cuja programação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) se estenderá até sábado (25).

    Ainda nesta quinta-feira, a conquista será alvo de comemorações por parte da Assembléia Legislativa, que instituiu por meio de Projeto Lei do deputado Paulo Neto, o 23 de outubro como o Dia Estadual da Saúde do Homem. O Maranhão é um dos primeiros estados brasileiros a formular plano de atenção e promoção à saúde do homem, antecipando-se ao anunciado pelo Ministério da Saúde este ano.

    O documento, ainda em construção e com vigência até 2011, tem como foco a redução da morbi-mortalidade entre pessoas do sexo masculino em decorrência dos cânceres de pênis e de próstata. Para falar sobre esse desafio, participará do I Seminário Estadual da Saúde do Homem, o coordenador do Programa Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Ricardo Cunha Cavalcante.

    O secretário de Estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes, explicou que muitas são as justificativas para a implantação da política. Uma delas é o agravamento do número de procedimentos específicos no atendimento a patologias cancerígenas e outras enfermidades, além das causas externas oriundas da violência urbana.

    Estatísticas mostram que 78% dos óbitos entre os homens no Brasil entre 2005 e 2007 - estão relacionados aos acidentes com transporte, lesões e agressões. Em segundo lugar, aparecem as doenças do aparelho circulatório, e em terceiro, os tumores. Os sistemas de informações mostram também as doenças do aparelho digestivo e as do aparelho respiratório como principais causas de morte entre os homens no país.

    Edmundo Gomes informou que a política leva em consideração a complexidade psicossocial e cultural do gênero, bem como a participação do mesmo na construção de espaços proativos que permitam a discussão de suas prioridades com a integralidade das ações de saúde. O Plano recebe a contribuição das sociedades científicas como as de Urologia, Pneumologia, Gastrologia, Cardiologia e Psiquiatria.

    Grande parte dos homens não tem o hábito de buscar atendimento médico preventivo. Esta é uma questão de saúde pública, que dificulta as ações por parte do poder público. Precisamos mudar essa situação, destacou o secretário.

    • Publicações752
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-lanca-plano-de-atencao-a-saude-do-homem/149599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)