Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sinc presta serviços de registro de marcas e patentes

    há 15 anos

    O posto de atendimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que estava localizado no Viva Cidadão, essa semana passou a funcionar nas dependências da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Sinc), representante do INPI no Maranhão. O horário de atendimento ao público será de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

    De acordo com a coordenadora do INPI no Maranhão, Déa de Oliveira, a finalidade do posto é dar esclarecimentos e solucionar dúvidas sobre o registro de marcas, patentes, desenho industrial, indicação geográfica e outros serviços que o INPI presta aos interessados em registrar seus produtos.

    "Disseminar informações ao público, acerca da importância e necessidade de proteger as marcas de seus produtos e inventos tecnológicos é o nosso grande objetivo", frisou a coordenadora.

    O INPI é o órgão responsável por registros de marcas, concessão de patentes, além de orientar investidores, empresários e a sociedade em geral quanto ao diferencial obtido através da utilização da proteção dos intangíveis. Além das marcas e patentes, o INPI também é responsável pelos registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas.

    Registrar uma marca é o primeiro passo para garantir direitos no mercado. Com a marca registrada, estão assegurados direitos e garantias contra seu uso indevido, resguardando-se contra a concorrência desleal e atos de má-fé praticados por terceiros. É um respaldo legal que atribui valor para a marca, fornecendo mais segurança ao atuar no mercado, além de viabilizar transações comerciais nas quais uma marca é o maior objeto de negociação. Quanto à proteção de um produto, por meio de uma patente, significa evitar que competidores copiem e/ou vendam uma invenção sem a autorização do titular da patente.

    Para o registro de sua marca procure a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, que fica na Av. Carlos Cunha, s/n Edifício Nagib Haickel -1º andar sala 210 Calhau, o telefone é: (98) 3214 2022. Veja em anexo a tabela de serviços oferecidos.

    Serviços oferecidos

    • Publicações752
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sinc-presta-servicos-de-registro-de-marcas-e-patentes/336583

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)